redepetro-logo-horizontal-750

Boletim REDEPETRO | ATTIS – 16/06/2025

ANO IV – N° 245 – RIBEIRÃO PRETO/SP

Nova guerra no Oriente Médio e os impactos na economia global

Como está sendo amplamente divulgado, na madrugada da última sexta-feira (13/06), horário local, ISRAEL bombardeou o IRÃ. Em resposta, o IRÁ também bombardeou ISRAEL e o conflito continua.

No mesmo dia a cotação internacional do barril de petróleo disparou e continua em alta.

O Oriente Médio é uma região estratégica para a produção e transporte de petróleo, exercendo grande influência no preço. Grande parte do petróleo global passa pela região. O frete deve ficar mais caro por questões de segurança. O seguro deve ficar mais caro pela segurança e pelo preço maior do produto transportado.

O cenário poderá exigir a utilização de rotas alternativas, aumentado os custos e o tempo de chegada ao destino.

As consequências podem ser altamente danosas à economia global: aumento de commodities, aumento de custos logísticos para a cadeia produtiva de forma geral, aumento dos alimentos.

Fonte: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2025/06/13/ataque-de-israel—impacto-no-bolso-do-consumidor.htm?cmpid=copiaecola  –  13/06/2025.

No domingo (15/06) o preço do petróleo já estava com um aumento acumulado de 13% desde o começo deste conflito.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=N-sRbnUmy_0  –  15/06/2025.

O combate à ilegalidade no setor de combustíveis ajudaria o país

Em linhas gerais, o ICL (Instituto Combustível Legal) chama à atenção para um detalhe importantíssimo: os valores que deixam de entrar nos cofres públicos, oriundos do setor de combustíveis, seriam superiores à estimativa da medida provisória anunciada pelo governo para a captação de recursos, a fim de ajustar as contas públicas em 2025 e 2026.

A entidade prevê que até o final de 2026 a perda tributária em razão de atividades ilegais no setor de combustíveis será de R$ 58 bilhões.

A captação estimada da medida provisória é de R$ 31 bilhões no mesmo período.

Fonte: Fonte https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/combate-a-ilegalidade-de-combustiveis-dobraria-arrecadacao-da-mp-do-governo/  – 13/06/2025.

A REDEPETRO apoia o combate de fraudes e ilegalidades no setor de combustíveis, em busca de um ambiente de negócios mais equilibrado.

Banco central cria sistema contra fraudes

O Banco Central do Brasil criou um sistema de combate à abertura de conta corrente de forma fraudulenta. Em 2024 foram 130 mil aberturas de reclamações no BC relacionadas à conta corrente, motivando a entidade começar por este produto.

No sistema, qualquer cidadão poderá deixar registrado que não deseja a criação de produtos financeiros em seu nome (abertura de conta). As instituições financeiras serão obrigadas a fazer uma consulta prévia ao sistema, dificultando a aplicação de golpes.

O sistema entrará em vigor no dia 1° de dezembro deste ano e começará agindo nas contas correntes, mas poderá incluir o Pix, a concessão de empréstimos, cartões de crédito e débito.

Fonte: https://www.fecombustiveis.org.br/noticia/sistema-do-bc-para-evitar-fraudes-em-contas-pode-incluir-pix-e-cartoes/261152 – 12/06/2025.


Elogio, reclamação, cotação de preço, cadastro, etc.:

Fale com o seu vendedor conhecido (exclusivo) ou no telefone fixo (16) 4141-0105

REDE ATTIS (16) 98178-0308 ou durvals@redeattis.com.br