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Boletim REDEPETRO | ATTIS – 14/07/2025

ANO V – N° 249 – RIBEIRÃO PRETO/SP

Distribuidoras inadimplentes não poderão comercializar produtos, em breve

Um fato amplamente divulgado no mercado é que algumas distribuidoras de combustíveis não compram CBIOs, descumprindo suas metas determinadas pelo programa RenovaBio. Com isto obtém vantagem competitiva desleal nos preços, causando distorção no mercado.

O RenovaBio tem pontos que podem ser melhorados, mas enquanto não houver mudanças as obrigações são para todos. Desde sua entrada em vigor (dez/2019) há registros de inadimplência por parte de alguns distribuidores.

A ANP acaba de comunicar que no dia 21/07/2025 será publicada a lista dos distribuidores inadimplentes e desta vez haverá sanções de fato: nenhum agente produtor, importador ou comercializador poderá vender produtos para empresas figuradas na lista, consequentemente o distribuidor não terá produtos para vender.

Agentes proibidos de fornecer produtos, sob pena de multa que poderá variar de R$ 100 mil a R$ 500 milhões:

  • Produtores de combustíveis;
  • Centrais petroquímicas;
  • Formuladores de combustíveis fósseis;
  • Cooperativas de produtores;
  • Empresas comercializadoras de etanol;
  • Produtores de biocombustíveis;
  • Fornecedores de biocombustíveis;
  • Importadores;
  • Empresas de comércio exterior; e
  • Outros distribuidores.

Fonte: https://www.gov.br/anp/pt-br/canais_atendimento/imprensa/noticias-comunicados/renovabio-lista-de-sancoes-a-distribuidores-de-combustiveis-inadimplentes-com-as-metas-sera-publicada-em-21-07  –  11/07/2025.

A REDEPETRO cumpre todas as obrigações previstas no RenovaBio, assim como todas obrigações legais vigentes no país. E apoia a apuração / punição dos infratores porque defende o equilíbrio competitivo no setor de combustíveis.

Sindicato de postos em MG defende a categoria em relação à precificação na bomba

O Minaspetro publicou um editorial defendendo a revenda de acusações sobre não estar repassando na bomba a redução de preço ocorrida na refinaria Petrobras.

O sindicato detalha os itens que formam o preço da gasolina e afirma que este ano, durante o Dia Livre de Impostos, os postos venderam gasolina a R$ 3,82 o litro. Evidenciando a enorme carga tributária sobre os combustíveis.

Destaca que o Brasil opera em sistema de livre mercado no setor de combustíveis (oferta / demanda), sem tabelamento de preços, sem fixação de valores mínimos e máximos e sem a necessidade de autorização para reajustes. Que os postos trabalham em ambiente constantemente competitivo, brigando centavo por centavo pelo cliente na ponta; e que o mercado se auto regula.

Sustenta que não há a necessidade de direcionar órgãos fiscalizadores para esse fim e que não é correto denegrir a classe de postos revendedores como se estes fossem os culpados pelos altos preços dos combustíveis.

Por fim, sugere como solução um debate com temas estruturais, promovendo melhorias no setor: self-service (autoatendimento na bomba), combate à sonegação, adulteração, roubo de carga, melhoria na infraestrutura logística, mais competição na distribuição e política de eficiência energética no país.

Fonte: https://www.fecombustiveis.org.br/noticia/quem-e-o-grande-vilao-pelo-alto-preco-dos-combustiveis-e-como-abaixa-lo-/261402 – 10/07/2025.

Complementamos que no mercado há produtos de outras fontes diferentes da refinaria Petrobras (importados, formulados).

Alguns fatores podem influenciar os preços para cima: variação no custo do biodiesel, do etanol anidro, do CBIO e ICMS do etanol hidratado.

Carros elétricos no Brasil

Em 2024, o país fechou o ano com mais de 150.000 carros eletrificados vendidos. A estimativa é que esse volume ultrapasse 330.000 unidades em 2025.

Atualmente no Brasil tem mais de 12.000 pontos de recarga, mas somente 2.400 pontos são rápidos de verdade. O restante oferece carregamentos de 6, 8, 12 horas, afirmou Eduardo Costa, dono dos primeiros postos estruturados 100% para carros eletrificados no Brasil, que estão localizados na região Sul.

A rede de eletropostos de Eduardo (em expansão) oferece carregadores ultrarrápidos com capacidade de recarga em poucos minutos.

Participação de mercado das principais marcas de carros elétricos no Brasil em 2025 (fonte ABVE):

– BYD 80%, Volvo 7,37%, GWM 2,59%, Renault 2,49%, outras (Omoda, BMW, Porsche, Jac) 7,55%.

Futuro: O número de carros elétricos vem crescendo no Brasil, mas a estrutura para esse mercado é cara e precária, inclusive com falta de regulamentação para pontos de recargas.

Fonte: https://exame.com/negocios/grupo-gaucho-de-r-500-milhoes-cria-posto-de-combustivel-do-futuro-sem-combustivel/  –  02/07/2025.


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