ANO V – N° 262 – RIBEIRÃO PRETO/SP
Cessar-fogo entre Israel e Hamas pressiona petróleo para baixo
Na última quinta-feira (09/out) foi anunciado um cessar-fogo na guerra entre Israel e o Hamas, guerra esta que foi iniciada em 07 de outubro de 2023.
Além de outros desdobramentos em decorrência deste fato, destacamos a queda na cotação internacional do petróleo, pois o acordo reduz o risco geopolítico e ameniza os temores relacionados à interrupção no fornecimento.
Há também o receio de uma possível guerra comercial entre os EUA e a China, o que poderia causar uma redução na demanda por petróleo.
Na sexta-feira (10/out) o petróleo tipo Brent recuou 3,82% e ficou em US$ 62,73
Fonte: https://www.novacana.com/noticias/preco-petroleo-cai-cessar-fogo-gaza-tensao-comercial-131025 – 13/10/2025.
Mistura incorreta de biodiesel no óleo diesel: consequências
Para conferir se a mistura de biodiesel no óleo diesel está de acordo com a legislação (15%) é preciso analisar uma amostra em laboratório. Também é possível no próprio local através de um equipamento portátil chamado espectrofotômetro – modelo FTIR.
Este equipamento tem um custo elevado e a ANP precisa contar com doações de diversas entidades (públicas e privadas) com interesse em coibir esse tipo de infração que vem crescendo (mistura inferior ou nenhuma mistura). O número de equipamentos é pequeno para cobrir o território nacional. Mas isto não impede que o órgão continue fiscalizando os agentes do setor e analisando as amostras em laboratório.
O mesmo equipamento portátil permite a identificação de metanol no etanol e na gasolina. O resultado deve ser 0 (zero) de mistura.
Ao detectar alguma irregularidade em campo ou em laboratório, são tomadas diversas medidas: interdição para impedir que o produto seja comercializado, aplicação de multa (que pode chegar a R$ 5 milhões) e a instauração de processo administrativo.
Mesmo não sendo possível para o posto conferir a mistura de biodiesel no óleo diesel como é feito em relação ao anidro na gasolina, terá que se defender em um processo administrativo.
Em caso de condenação aplica-se as penalidades previstas em lei, tais como multa, suspensão e revogação da autorização.
Fonte: https://www.gov.br/anp/pt-br/canais_atendimento/imprensa/noticias-comunicados/anp-recebe-mais-um-equipamento-que-detecta-teor-de-biodiesel-e-metanol-em-campo – 13/10/2025.
O biodiesel encarece o litro do óleo diesel, desconfie de preço muito abaixo da média de mercado.
Audiência pública sobre a fiscalização da mistura de biodiesel no óleo diesel
Nesta terça-feira (14/out) às 10h haverá uma audiência pública sobre a fiscalização da mistura de biodiesel no óleo diesel, que será promovida pela Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.
A mistura abaixo de 15% causa impacto negativo na boa concorrência entre os agentes do mercado e na busca pela conservação ambiental.
O objetivo é avaliar a atuação da ANP na fiscalização da mistura e propor medidas que assegurem o cumprimento das metas de transição energética.
Relatórios técnicos recentes indicam aumento preocupante na venda de diesel B com teor de biodiesel inferior ao mínimo legal. Dados da ANP e de entidades como o Instituto Combustível Legal (ICL) mostram que 43% das amostras testadas entre março de 2024 e maio de 2025 estavam fora da especificação.
Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/1209614-comissao-debate-fiscalizacao-da-mistura-de-biodiesel-no-oleo-diesel-b – 10/10/2025.
Sabemos que o aumento na mistura de biodiesel é questionado por diversas entidades do setor de combustível, com a exigência de melhoria na qualidade do produto para evitar problemas técnicos nos equipamentos. No entanto, uma vez que a lei obriga a mistura de 15%, a regra deve valer para todos, até que haja alguma mudança.
Elogio, reclamação, cotação de preço, cadastro, etc.:
Fale com o seu vendedor conhecido (exclusivo) ou no telefone fixo (16) 4141-0105
REDE ATTIS (16) 98178-0308 ou durvals@redeattis.com.br