ANO V – N° 266 – RIBEIRÃO PRETO/SP

Ipem-SP fiscalizará postos nos finais de semana
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) anunciou que fará fiscalização nos postos de combustíveis aos finais de semana, até o fim deste ano.
As inspeções passam a ocorrer também aos sábados e domingos em todas as regiões do estado de SP para coincidir com o período de maior movimento nos postos, marcado por viagens e deslocamentos típicos das festas de fim de ano.
Será verificado se as bombas medidoras apresentam lacres e selos de conformidade, se fornecem a quantidade correta de combustível e se os estabelecimentos respeitam as normas técnicas e de metrologia.
Em caso de irregularidades, o posto pode ser autuado e suas bombas interditadas.
Fonte: https://www.gazetasp.com.br/cotidiano/ipem-sp-amplia-checagem-de-bombas-de-combustivel-aos-fins-de-semana/1166542/ – 09/11/2025.
Fique atento(a) e oriente a sua equipe.
Atenção: Cigarro em área de risco do posto. Incêndio contido por funcionário
Clique no link abaixo e assista a um vídeo que mostra um cliente jogando um palito de fósforo (ainda aceso) no chão e os gases inflamáveis, presentes no ambiente, pegando fogo.
Muito próximo está um caminhão tanque efetuando uma descarga de combustíveis. O fogo se espalha pelo chão até o local da descarga e felizmente é contido por um funcionário do posto que fez o uso correto do extintor de incêndio.
Fonte: Band Jornalismo, 08/11/2025.
Apresente o vídeo para a sua equipe e reforce as orientações de segurança. Reavalie os avisos de não fumar existentes em seu posto.
No vídeo, é possível notar que o espaço destinado a clientes está muito próximo da área de risco (bombas e local de descarga), o que aumenta a insegurança.
Amostra testemunha
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) obteve vitória em um processo judicial, que durou cerca de 11 anos, movido pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), que pedia a suspensão da obrigatoriedade de fornecimento da amostra-testemunha pelas distribuidoras de combustíveis.
A Resolução ANP 44/2013 foi uma das maiores conquistas da revenda de combustíveis, por determinar a coleta obrigatória da amostra-testemunha pelas distribuidoras, o que permite identificar em que ponto da cadeia pode ter ocorrido uma não conformidade do combustível. Essa Resolução é considerada um divisor de águas, pois antes dela a revenda era responsabilizada por toda e qualquer não conformidade identificada no posto.
Em fevereiro de 2014, o Sindicom entrou com uma ação na Justiça pedindo a suspensão dos artigos que obrigavam às distribuidoras a coletar a amostra-testemunha para os revendedores e TRR´s. Após esgotar todos os recursos, no último 30 de outubro o STJ deu a vitória à ANP.
A Fecobmustíveis e o SindTRR celebram a vitória da ANP e a continuidade da coleta de amostra-testemunha.
Fonte: https://www.fecombustiveis.org.br/noticia/posicionamento-da-fecombustiveis-pela-vitoria-da-amostra-testemunha/262590 – 05/11/2025.
Leia a matéria completa e conheça os motivos alegados pelo Sindicom.
Para elogio, reclamação, cotação de preço, cadastro, etc.:
Fale pelo celular diretamente com o seu vendedor conhecido ou ligue no telefone fixo (16) 4141-0105.
Contato na REDE ATTIS: (16) 98178-0308 ou durvals@redeattis.com.br