ANO V – N° 248 – RIBEIRÃO PRETO/SP
Cias regionais vêm crescendo em volumes, mas é preciso depurar o mercado
Um relatório produzido pelo Itaú BBA mostra alguns fatores que vêm alterando a dinâmica do mercado de combustíveis desde 2022 e continuaram tendo impacto no segmento no primeiro semestre de 2025.
As distribuidoras regionais, juntas, tiveram um crescimento expressivo nesses aproximadamente três anos na participação de mercado, saindo de 36% na gasolina para 44%, no etanol de 46% para 52% e no diesel de 27% para 40%. No volume total (somas dos 3 produtos) saiu de aproximadamente 33% para 43%.
O relatório também destaca que nem todas as empresas atuam dentro de um ambiente competitivo leal, baseado na eficiência operacional. Infelizmente há empresas operando na irregularidade e cabe às autoridades fiscalizar e punir os infratores.
Além das fraudes mais conhecidas que são a adulteração e a sonegação fiscal, passou a fazer parte da lista o descumprimento da compra do CBIO, prevista no programa RenovaBio. Isso dá uma diferença aproximada de 06 centavos no preço. Além disto, o aumento na mistura de biodiesel no diesel para 14% favoreceu distribuidoras que não cumprem a regra, pois a elevação da mistura impõe um custo adicional para quem cumpre, fazendo com que percam a competitividade. E a partir de 1° de agosto a mistura passará para 15% em momento de crise orçamentária na ANP e suspensão de monitoramento do mercado.
Outro fator que ajudou no crescimento do mercado da Cias regionais foi o acesso ao diesel mais barato importado da Rússia, através de importadores independentes.
Fonte: https://eixos.com.br/combustiveis-e-bioenergia/fraudes-continuam-a-impactar-participacao-de-mercado-das-grandes-distribuidoras-diz-itau-bba/ – 02/07/2025.
A Redepetro mais uma vez destaca seu posicionamento favorável à apuração de fraudes e à punição de infratores, para uma competitividade mais justa.
O crescimento do crime organizado e a falta de ação do poder público
Segundo investigações do Ministério Público do Estado de São Paulo, a facção criminosa PCC já atua em 28 países além do Brasil e utiliza negócios lícitos para lavar o dinheiro ilícito.
Estão infiltrados em 13 setores da economia, são eles:
- Combustíveis
- Agências de automóveis
- Setor imobiliário
- Construção
- Casa de câmbio (Paraguai)
- Banco digital, Fintech, Fundo de Investimento, Criptomoedas
- Empresa de ônibus (transporte público)
- Igrejas
- Organização social (saúde pública)
- Coleta de lixo e limpeza urbana
- Mineração
- Empresas de aposta e jogo de azar
- Empresas ligadas ao futebol
Estão na economia formal agora.
Fonte: https://minaspetro.com.br/noticia/posto-de-gasolina-agencia-de-carros-casa-de-cambio-e-igreja-os-setores-onde-o-pcc-lava-dinheiro/ – 02/07/2025.
10 de julho – Dia da Pizza: oportunidade para gerar movimento e faturamento extra
Dia 10 de julho é comemorado o Dia da Pizza.
É uma ótima oportunidade para criar um ambiente atrativo e gerar mais movimento na loja de conveniência e, consequentemente no posto.
Sugestões do Minaspetro: Combos promocionais com fatias de pizza, brindes ou degustação em horário de pico.
Vale também a parceria com alguma pizzaria da região (combo do posto) ou sorteio. Não se esqueça da divulgação.
Decore o ambiente, oriente a sua equipe e boas vendas!
Elogio, reclamação, cotação de preço, cadastro, etc.:
Fale com o seu vendedor conhecido (exclusivo) ou no telefone fixo (16) 4141-0105
REDE ATTIS (16) 98178-0308 ou durvals@redeattis.com.br