ANO IV – N° 243 – RIBEIRÃO PRETO/SP
Petrobras se prepara para descontinuar o diesel S-500 em breve
No dia 27/05/2025 a Petrobras colocou em operação uma nova Unidade de Hidrocarboneto de Diesel, na refinaria de Paulínia/SP.
Com essa nova unidade a produção do diesel S-10 e do querosene de aviação será ampliada, dentro do planejamento estratégico de retirada do diesel S-500 de circulação em breve.
No planejamento da estatal, o S-500 será totalmente substituído pelo S-10 até 2026.
Fonte: https://eixos.com.br/combustiveis-e-bioenergia/petrobras-amplia-capacidade-de-producao-de-diesel-s-10-em-paulinia-e-prepara-refinaria-para-fim-de-s-500/ – 28/05/2025.
Informação de mercado: postos em SP que possuem bombas antifraude
O Ipem-SP lançou um sistema que informa o nome e localização dos postos que já possuem bombas com certificação antifraude no estado.
Essas bombas contam com dispositivos como sensores e lacres eletrônicos que previnem adulterações e são seguras contra fraudes.
Os postos que forem instalando esses novos modelos de bombas, serão incluídos no sistema.
Pelo link abaixo, poderá fazer consultas pelo nome da cidade para verificar quais postos já possuem as novas bombas:
Clique em: https://www.ipem.sp.gov.br/index.php/component/sppagebuilder/page/2200
Se a cidade procurada não apresentar postos listados, verifique novamente em algumas semanas, pois novos estabelecimentos podem ser incluídos.
Fonte: https://institutocombustivellegal.org.br/ipem-sp-disponibiliza-painel-dinamico-que-mostra-postos-do-estado-de-sao-paulo-que-ja-adotam-bombas-de-combustiveis-seguras/ – 23/05/2025.
Curiosidade: carro movido 100% a etanol que vai atingir 30 km/l
A Stellantis anunciou formalmente o desenvolvimento de motores 100% a etanol, com lançamento inicial previsto para frotas corporativos e governamentais, possivelmente até o final de 2025, chegando depois ao consumidor.
O novo motor a etanol puro brasileiro (E100) está sendo desenvolvido com objetivo de atingir uma eficiência extraordinária de até 30 km/l.
Betim (MG) está sendo consolidado como o centro global de pesquisa e desenvolvimento para a tecnologia Bio-Hybrid da empresa.
A nova tecnologia também visa posicionar o biocombustível como uma alternativa competitiva aos carros elétricos no contexto nacional, aproveitando a liderança mundial do Brasil na produção de etanol de cana-de-açúcar e fortalecendo o setor sucroenergético, grande gerador de empregos.
Fonte: https://clickpetroleoegas.com.br/o-novo-motor-a-etanol-puro-brasileiro-rumo-aos-30km-l-e-desempenho-turbo-para-desafiar-os-eletricos-btl96/ – 01/06/2025.
Elogio, reclamação, cotação de preço, cadastro, etc.:
Fale com o seu vendedor conhecido (exclusivo) ou no telefone fixo (16) 4141-0105
REDE ATTIS (16) 98178-0308 ou durvals@redeattis.com.br