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Boletim Redepetro | ATTIS – 24/11/2025

ANO V – N° 268 – RIBEIRÃO PRETO/SP

Cias tradicionais relatam aspectos positivos da operação carbono oculto

As Cias Vibra, Raízen e Ipiranga relataram melhora no ambiente competitivo no mês de setembro, após a operação “Carbono Oculto” deflagrada em 28/08/2025.

Registraram aumento no volume de vendas em suas redes de postos.

No entanto, o CEO da Ipiranga pondera que a questão não está resolvida, as investigações e punições precisam continuar, o projeto do Devedor Contumaz deve ser votado/aprovado o quanto antes e a questão da monofasia tributária da nafta também precisa avançar no Congresso.

O cenário é positivo, mas tem muita coisa para ser feita.

Fonte: https://www.fecombustiveis.org.br/noticia/distribuidoras-de-combustiveis-apuram-alta-em-volumes-comercializados-apos-carbono-oculto/262726 – 19/11/2025.

A constatação acima reforça o que todos sabem, quando as autoridades atuam com firmeza contra as operações irregulares, o cenário começa a mudar para melhor.

Biodiesel: estudo mostra variação do preço desde 2020 e a importância de melhorias na qualidade

A mistura do biodiesel no óleo diesel atualmente é 15% e este tema tem gerado debates quanto a qualidade e quanto ao impacto no preço do diesel.

Segundo dados apurados pelo Gasola by nstech (gestão e monitoramento de consumo de combustíveis), entre 2020 e 2025 o preço do diesel no Brasil sofreu um aumento de 57% (acumulado). Quanto ao biodiesel a variação foi de quase 98% no período.

No período o percentual de mistura também subiu e tem previsão de chegar nos 25% nos próximos anos.

O custo do biodiesel é superior ao do óleo diesel e quando aumenta o percentual de mistura o preço na bomba é impactado. A maior parte da produção nacional usa como matéria prima o óleo de soja, que no mercado agrícola sofre grande oscilação no preço e isto traz variações constantes no custo do biodiesel.

O biodiesel é importante para o meio ambiente, mas deve considerar a realidade do setor de transporte rodoviário de cargas no Brasil, que é responsável por 70% do transporte de mercadorias e onde grande parte da frota possui idade média de 18 anos e pode ter problemas com percentuais elevados da mistura.

É preciso melhorar a qualidade do biodiesel para novos aumentos da mistura, para que seja sustentável do ponto de vista técnico, ambiental e econômico.

Fonte: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/biocombustivel/411123-alta-do-biodiesel-pressiona-preco-do-diesel-variacao-chega-a-57-entre-2020-e-2025.html  –  18/11/2025.

No Brasil a idade média dos caminhões está ficando cada vez maior e não é prudente tomar decisões sobre aumento de percentual de mistura do biodiesel sem um debate e estudos sobre a compatibilidade entre o produto e a frota existente.

Informação de mercado: acordo entre a Raízen e o Cade

Um acordo entre a Raízen e o Cade encerra um processo que se arrastava desde 2017, aberto após denúncias de que a Cia atuava para sugerir e impor aos postos de sua rede o preço que deveriam vender os produtos na bomba.

A Cia assinou um Termo de Compromisso de Cessação de Prática e se comprometeu a não fixar preço de combustível aos postos da rede Shell.

Segundo o documento do acordo, o termo não se configura análise de mérito, ou seja, o caso não chegou a ser julgado pelo tribunal do Cade, a empresa não foi considerada culpada pelas autoridades.

Fonte: https://www.brasilagro.com.br/conteudo/raizen-faz-acordo-para-processo-de-impor-preco-a-postos-da-shell.html  –  21/11/2025.

O acordo pode demonstrar que a Cia escolheu não prosseguir com o processo até o final. Com o processo encerrado não há uma definição sobre a culpa ou a inocência da empresa, mas sim sobre o compromisso de não praticar os atos pelos quais estava sendo acusada.


Para elogio, reclamação, cotação de preço, cadastro, etc.:

Fale pelo celular diretamente com o seu vendedor conhecido ou ligue no telefone fixo (16) 4141-0105.

Contato na REDE ATTIS: (16) 98178-0308 ou durvals@redeattis.com.br