ANO V – N° 263 – RIBEIRÃO PRETO/SP
Cotação internacional de petróleo em baixa e o reflexo no preço da gasolina
O mercado internacional de petróleo (óleo cru antes do refino) vem atravessando uma fase de desvalorização e abre espaço para uma nova revisão de preços no Brasil, avalia a Datagro (consultoria agrícola independente).
Os motivos apontados são: estoques elevados no mundo para 2025 e 2026, redução do fator “risco” no Oriente Médio e tensões comerciais entre os EUA e a China. O resultado é um enfraquecimento dos preços globais.
Em se tratando dos derivados de petróleo (gasolina e diesel), a cotação da gasolina vem caindo também.
A Petrobras está comercializando a gasolina em suas refinarias com uma média de preço 14% acima da cotação internacional. Isto abre a possibilidade e cria uma expectativa no mercado sobre uma possível redução da gasolina na refinaria da Petrobras, já que o preço menor lá fora abre a janela de importação do produto (maior concorrência contra a Petrobras).
Mas o Brasil importa um volume baixo de gasolina e isto pode reduzir a necessidade de ajuste imediato no preço.
Fonte: https://www.fecombustiveis.org.br/noticia/petroleo-acumula-queda-de-176-no-ano-entenda-os-motivos/262429 – 20/10/2025.
Posicionamento de preços da Petrobras em relação às cotações internacionais de gasolina e diesel
Em relação aos derivados de petróleo, a Petrobras vem comercializando a gasolina 10% acima da cotação internacional e o diesel entre 4% e 7% abaixo da cotação internacional, afirma a Abicom.
A entidade avalia que o motivo da Petrobras não reduzir a gasolina é que pode estar usando o ganho para subsidiar e segurar o preço do diesel (subsídio cruzado).
Ou seja, se reduzir o preço da gasolina talvez tenha que aumentar o preço do diesel, assim ambos ficariam em linha com as cotações internacionais.
Em evento no RJ a presidente da Petrobras não comentou se a estatal planeja alterar os preços, apenas afirmou que a empresa acompanha e avalia o mercado de perto.
Fonte: https://www.fecombustiveis.org.br/noticia/presidente-da-petrobras-vai-as-redes-comentar-queda-do-preco-do-petroleo/262409 – 16/10/2025.
Informação de mercado: operação contra crimes no setor de combustíveis (BA)
Na última quinta-feira (16/10) a Policia Civil do Estado da Bahia, Sefaz-BA e ANP deflagraram uma operação contra um esquema criminoso que usava cerca 200 postos para lavagem de dinheiro e adulteração de combustíveis.
A ação acabou se expandindo para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro e resultou na prisão de sete pessoas e apreensões de armas, veículos e equipamentos usados nas fraudes.
Fonte: https://www.infomoney.com.br/politica/policia-da-bahia-mira-rede-de-postos-suspeitos-e-aponta-elo-financeiro-com-o-pcc/ – 16/10/2025.
A Redepetro apoia o combate às irregularidades no setor de combustíveis e espera que outros estados também sigam nesse caminho para identificar e retirar do mercado aqueles que operam de forma ilícita.
Elogio, reclamação, cotação de preço, cadastro, etc.:
Fale com o seu vendedor conhecido (exclusivo) ou no telefone fixo (16) 4141-0105
REDE ATTIS (16) 98178-0308 ou durvals@redeattis.com.br