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Boletim REDEPETRO | ATTIS – 28/07/2025

ANO V – N° 251 – RIBEIRÃO PRETO/SP

Nomes de distribuidores são retirados da “lista suja” via liminares

A “lista suja” do RenovaBio divulgada pela ANP no dia 21/07/2025, com os nomes de empresas inadimplentes no programa, é atualizada diariamente.

Antes da 1ª publicação, diversas distribuidoras conseguiram na justiça (via liminar) a proteção para que seus nomes não fossem divulgados, desta forma a ANP foi obrigada a colocar tarjas pretas sobre os nomes.

Durante a semana, outras distribuidoras também conseguiram na justiça a mesma proteção e seus nomes não aparecem mais na lista.

Nomes de empresas que apareceram na 1ª lista e logo foram ocultados por decisão da justiça: Saara, Gol Combustíveis, D’Mais, Mar Azul (Petrozara), Petronac, Art Petro, Soll e Royal Fic.

Os nomes que aparecem na lista não podem adquirir combustíveis de produtores, importadores ou comercializadores para exercer a atividade de distribuidor de combustíveis.

Fonte: https://eixos.com.br/combustiveis-e-bioenergia/lista-suja-tribunais-derrotam-agro-e-arbitram-disputa-bilionaria-no-renovabio/  –  23/07/2025.

Na prática, distribuidores que não cumprem as normas do RenovaBio conseguem ofertar produtos com preços menores no mercado, não por eficiência operacional, mas por sonegação.

A REDEPETRO defende que, se as obrigações são para todos os distribuidores, não é certo que alguns deixem de cumprí-las e sigam obtendo vantagem financeira desleal em detrimento daqueles que as cumprem.

ANP está revendo a atividade de formulador de gasolina e diesel no Brasil

A ANP suspendeu, cautelarmente, os dispositivos da Resolução ANP nº 852/2021 que tratam da atividade de formulação de gasolina e óleo diesel.

O assunto será debatido na Agenda Regulatória da ANP 2025-2026 para que seja avaliada a manutenção da atividade de formulação de gasolina e óleo diesel no Sistema Nacional de Abastecimento de Combustíveis, considerando os riscos associados e a necessidade de garantir a proteção dos consumidores quanto a preço, qualidade e oferta dos produtos.

Estão paralisados processos de nova autorização ou de retomada de operação, até que seja revista a questão regulatória desta atividade.

Fonte: https://www.gov.br/anp/pt-br/canais_atendimento/imprensa/noticias-comunicados/formulacao-de-combustiveis#  –  25/07/2028.

Informação de mercado: Brasil importa mais diesel dos EUA em julho

A ANP informou que de 01 a 21/07/25, do total de diesel importado pelo Brasil, 45% foi dos EUA e 35% foi da Rússia, uma mudança de tendência, já que as importações da Rússia predominam há algum tempo. Importou 10% da Índia no mesmo período e indiretamente a Rússia foi beneficiada pois as refinarias indianas processam petróleo vindo da Rússia. 

Tudo indica que tais importações foram contratadas antes do mês de julho, pois a chegada de combustível importado costuma demorar.

De qualquer maneira, há uma forte tendência de os importadores brasileiros deixarem de fazer negócios com a Rússia e buscar outros fornecedores para livrar o país de sanções internacionais. Existe uma pressão internacional para que países deixem de comprar produtos da Rússia para enfraquecê-la, uma estratégia para forçar o fim da guerra com a Ucrânia.

Sair da importação do diesel russo (mais barato) e passar a importar de outros países afeta diretamente o preço do diesel, para cima, aqui no Brasil (para suprir a demanda interna, nosso país importa de 20% a 30% de óleo diesel).

Fonte: https://eixos.com.br/newsletters/comece-seu-dia/as-vesperas-das-tarifas-cresce-a-dependencia-brasileira-de-combustiveis-dos-eua/  –   24/07/2025. 

No momento estamos passando por uma escassez de óleo diesel no mercado, pois nem todas as Cias estão trabalhando com o diesel importado citado acima.


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