ANO V – N° 247 – RIBEIRÃO PRETO/SP
Semana de aniversário do Boletim
Definida a data para aumento do percentual de anidro e biodiesel
A partir de 1° de agosto de 2025 as distribuidoras e postos deverão comercializar a gasolina e o óleo diesel com os novos percentuais de mistura, sendo a gasolina com 30% de etanol anidro (E30) e o óleo diesel com 15% de biodiesel (B15).
O anuncio foi feito pelo governo no dia 26/06/2025.
A mistura atual é de 27% de etanol na gasolina, podendo variar em 1 ponto para baixo ou para cima. No diesel a mistura atual é de 14% de biodiesel, podendo variar em 1 ponto para baixo ou para cima.
Fonte: https://www.fecombustiveis.org.br/noticia/governo-aumenta-percentual-de-etanol-na-gasolina-de-27-para-30/261263 – 26/06/2025.
Possível queda no preço da gasolina com a nova mistura
Durante o evento no qual foram anunciados os novos percentuais de misturas de anidro na gasolina e biodiesel no óleo diesel, o governo estimou uma queda de 11 centavos no preço da gasolina em virtude da nova mistura (como o litro de gasolina vai conter 70% de gasolina e 30% de etanol, sendo o etanol mais barato, há uma expectativa de queda no preço).
A Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes) que reúne os sindicatos dos postos revendedores pelo país, discorda do número e calcula que a redução será de 2 centavos, no máximo. O cálculo tem como base informações da Petrobras e do Cepea, sobre os itens que compõem o preço da gasolina.
O Paranapetro (que representa postos do Paraná) também reforça que o preço do etanol é volátil e não há como prever como estará na ocasião da mudança, já que o distribuidor compra da usina e acrescenta o custo no preço da gasolina.
Fonte: https://www.fecombustiveis.org.br/noticia/postos-dizem-que-estimativa-do-governo-para-queda-no-preco-da-gasolina-e-irreal/261275 – 27/06/2025.
ANP perde força próximo da mudança nas misturas
As principais entidades do setor de combustíveis assinaram um manifesto cobrando providências do governo em relação aos cortes orçamentários na ANP, que estão afetando a fiscalização e abrindo mais portas para as irregularidades.
Com a aproximação das mudanças nas misturas de etanol na gasolina e biodiesel no diesel, se faz necessário ainda mais um órgão fiscalizador mais forte e mais atuante.
Assinaram o manifesto: Abicom (importadores), Brasilcom, IBP, ICL e Sindicom (distribuidoras), SindTRR (transporte e revenda retalhista) e Fecombustíveis (varejo – revenda).
Por conta dos cortes a ANP suspenderá durante o mês de julho o Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC). Na última suspensão (novembro/dezembro-2024) as irregularidades chegaram a 40% em algumas regiões.
O manifesto destaca que “investir na estrutura das agências é investir na proteção do consumidor, na segurança energética do país e na estabilidade do ambiente regulatório brasileiro”.
Fonte: https://eixos.com.br/combustiveis-e-bioenergia/anp-quebrada-abre-portas-para-o-crime/ – 24/06/2025.
Para ter acesso ao manifesto, abra a matéria pelo link acima, vá até o 4° parágrafo e clique em “documento.pdf”.
Aniversário do Boletim: 5 anos
No dia 03/07/2025 o nosso Boletim REDEPETRO | ATTIS completará 05 anos.
Seguiremos com o nosso objetivo, que é levantar assuntos relevantes para o setor de combustíveis e transmiti-los aos nossos clientes e parceiros, para que possam buscar mais informações e se aprofundarem nos temas quando assim o desejarem.
Aproveitamos para agradecer pela oportunidade ao escolher a Redepetro na hora de fazer a compra de combustíveis. Muito Obrigado!
Elogio, reclamação, cotação de preço, cadastro, etc.:
Fale com o seu vendedor conhecido (exclusivo) ou no telefone fixo (16) 4141-0105
REDE ATTIS (16) 98178-0308 ou durvals@redeattis.com.br