ANO IV – N° 233 – RIBEIRÃO PRETO/SP
Apresentação do estudo sobre o aumento do etanol na gasolina
Está marcada para esta segunda-feira, 17/03/2025, a apresentação pelo Ministério de Minas e Energia (MME), dos testes para a elevação da mistura obrigatória de etanol anidro na gasolina comum.
Os testes foram realizados para verificar a viabilidade técnica da mistura em patamares a partir de 30%. Atualmente o máximo permitido é 27,5% de etanol anidro na gasolina.
Após a apresentação do estudo, é preciso que o MME convoque uma reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para definir um prazo para e elevação da mistura.
Fonte: https://eixos.com.br/combustiveis-e-bioenergia/biocombustiveis/mme-marca-apresentacao-de-estudos-para-elevar-mistura-de-etanol/ – 12/03/2025.
Curiosidade: motor flex movido a diesel e etanol
A Bosch, empresa alemã que esteve à frente do lançamento do primeiro motor flex em 2003, é protagonista mais uma vez ao confirmar o desenvolvimento de um motor capaz de rodar com óleo diesel e etanol ao mesmo tempo.
A empresa trabalha para o lançamento em escala comercial no final deste ano.
A princípio o motor terá aplicação em máquinas agrícolas e locomotivas; e posteriormente a tecnologia será apresentada para motores de caminhões.
Segundo a Bosch, com a mistura de etanol as empresas que consomem o óleo diesel em grande escala emitirão menos dióxido de carbono na atmosfera.
Fonte: https://autoesporte.globo.com/setor-automotivo/inovacao-e-tecnologia-em-automoveis/noticia/2025/03/bosch-motor-diesel-etanol-brasil.ghtml – 07/03/2025.
Informação de mercado: Gigante do setor de combustíveis em dificuldade financeira
A Raízen está com um endividamento três vezes maior do que a sua capacidade de pagamento.
A Cosan, controladora da Raízen, teve um prejuízo de R$ 9,4 bilhões em 2024 e, segundo a própria Cosan, parte desse resultado é devido ao péssimo desempenho da Raízen.
É comum que algumas empresas trabalhem com alavancagem mais alta (uso de dinheiro acima do que a empresa tem disponível), mas a situação da Raízen é preocupante, segundo a empresa responsável pelo levantamento, Elos Ayta Consultoria.
O preço da ação da Raízen na bolsa de valores bateu R$ 1,65 no mês passado. O menor preço de sua história.
É considerada uma das piores empresas do setor de combustíveis.
Fonte: https://www.fecombustiveis.org.br/noticia/raizen-precisaria-ser-tres-vezes-maior-para-quitar-divida-recorde/260273 – 12/03/2025.
Elogio, reclamação, cotação de preço, cadastro, etc.:
Fale com o seu vendedor conhecido (exclusivo) ou no telefone fixo (16) 4141-0105
REDE ATTIS (16) 98178-0308 ou durvals@redeattis.com.br